Foto: Brigada Militar (Divulgação)
Brigada já prendeu, em janeiro, três vezes mais que a média mensal do ano passado
A Brigada Militar divulgou um balanço das prisões e apreensões realizadas em ações de combate à criminalidade no mês de janeiro, em Santa Maria. Entre os números mais expressivos, estão as prisões por posse e tráfico de entorpecentes. Foram 28 prisões por esse tipo de delito, 26,9% do número referente a todo o ano de 2017. As prisões por cumprimento de mandados judiciais também já somam 15% do total de prisões realizadas em 2017. De acordo com o comandante do 1º Regimento de Policia Montada (1º RPMon), tenente-coronel Erivelto Hernandes Rodrigues, o trabalho da instituição, especialmente em relação ao tráfico de drogas, visa frear outros tipos de crimes.
Homem é preso durante operação policial em Júlio de Castilhos
- O tráfico é, hoje, um dos grandes flagelos da sociedade. Preocupar-se com o tráfico e seus efeitos é preocupar-se com a sociedade em geral. A Brigada Militar, por óbvio, visa prevenir vários delitos dentre eles o tráfico ilícito de entorpecentes, muito embora as diferentes espécies de delitos estejam interligadas. Furtos, roubos, etc, muitas vezes, estão ligados à drogadição. O combate em todas essas frentes deve ser feito. Estamos agindo - avalia.
Guarda vai criar banco de dados para monitorar pichadores
Também no mês de janeiro, só em Santa Maria, a Brigada Militar apreendeu 16 kg de drogas, entre maconha, crack e cocaína. Em 2017, foram apreendidos 260 kg de drogas na cidade.
- O desempenho da Brigada Militar visa estritamente à prevenção criminal. O número de armas retiradas e drogas apreendidas demonstram a preocupação da instituição com a segurança da comunidade. Note-se também que uma quantidade razoável de drogas foi apreendida, além de foragidos e prisões decorrentes de mandados judiciais. Observa-se que, muitas vezes, os indivíduos presos tem vasta ficha policial - reforça o comandante.
NÚMEROS EM JANEIRO
Apreensões
- 11 armas de fogo - 10,3% das apreensões de 2017
- 16 kg de drogas (maconha, crack e cocaína) - 6,1% das apreensões em 2017
Veículos Recuperados
- 7
Prisões
- 14 foragidos - 4,6% das prisões de 2017
- 16 cumprimento de mandados judiciais - 15% das prisões de 2017
- 133 flagrante - 6,9% das prisões de 2017
- 28 prisões por posse e tráfico de entorpecentes - 26,9% das prisões de 2017